Já estamos há cerca de 2 anos envolvidos numa montanha russa de emoções, sensações, emergências e incertezas. Mais do que nunca, a nossa resistência foi testada, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. Ou ambos!
Certamente, você ou alguém próximo, sentiu fortemente estes momentos e, por mais que se considerasse "preparado/a", sabemos que as surpresas e incertezas foram muitas e muitas. Então, mais do que nunca, a Saúde Mental é um dos melhores investimentos que você pode fazer, não somente neste começo de ano, mas em todos os momentos e fases da vida.
Sendo mentalmente e emocionalmente saudável não significa que você não experimenta momentos ruins ou problemas emocionais. A maioria das pessoas passam por mudanças, perdas e decepções. Estes, são considerados como peças normais de sua vida; no entanto, eles ainda podem causar estresse, ansiedade e tristeza.
A única diferença é que as pessoas que são emocionalmente e mentalmente saudáveis tem a capacidade de se recuperar de estresse, trauma e adversidade, com alguma gestão. Este tipo de capacidade é conhecido como resiliência.
Os indivíduos que são mentalmente e emocionalmente saudáveis tem as ferramentas úteis que são destinadas a lidar com situações difíceis na vida e, ao mesmo tempo, manter e construir uma visão positiva da vida.
Estas pessoas permanecem criativas, flexíveis e focadas durante os maus momentos de suas vidas. Um dos melhores fatores-chave de resiliência é a sua capacidade de equilibrar completamente suas emoções e estresse. Se você tem o potencial de reconhecer seus sentimentos e emoções, você pode ter certeza que vai encontrar momentos difíceis e dificuldades e que será muito mais fácil de lidar com eles.
Ao fazer isso, você está certo de que você pode evitar ficar preso em um humor negativo ou sofrer de ansiedade e depressão. Outro fator fundamental é ter uma excelente rede de apoio. Se você pode confiar em pessoas que você pode contar para durante os maus momentos e dificuldades na vida, você pode facilmente encontrar apoio e encorajamento que irá aumentar a sua resistência durante tempos difíceis. Aqui, você vai descobrir o papel de resiliência na saúde emocional e mental.
Saúde física é simplesmente conectada à emocional e mental
É um fato que cuidar bem de si mesmo é considerado como uma poderosa forma de obter um maior crescimento em sua saúde emocional e mental. Seu corpo e mente estão ligados entre si e esta é uma das razões por que quando você desenvolve a sua saúde física, você vai experimentar automaticamente maior conforto emocional e bem-estar mental.
O exercício regular não vai apenas fortalecer seus pulmões e coração, ele também tem o potencial de liberar endorfinas em seu corpo. As endorfinas são substâncias químicas poderosas que são responsáveis pela energização do corpo, bem como levantar o humor das pessoas. escolhas diárias, bem como as atividades que você se envolver em pode afetar significativamente a forma como você se sente emocionalmente e fisicamente.
A seguir estão algumas dicas que irão facilitar a obtenção de saúde mental muito mais fácil.
Ter descanso suficiente a fim de manter a boa saúde emocional e mental, a primeira coisa que você precisa fazer é cuidar bem de si mesmo, especialmente do seu corpo. Tendo o descanso suficiente e dormir horas adequadas de sono é altamente recomendável, especialmente com os adolescentes.
Os indivíduos precisam de 7 a 8 horas de sono todas as noites para funcionar otimamente. Se você tem horas suficientes de sono, você pode ter certeza que você está um passo mais perto de se tornar emocionalmente e mentalmente saudável.
Você pode procurar por maneiras simples que você pode adicionar o exercício em suas atividades diárias, como tomar as escadas de sua casa em vez de usar o elevador ou você também pode ir em caminhadas curtas. Se você quiser experimentar os benefícios surpreendentes de ser emocionalmente e mentalmente saudável, 30 minutos de exercício diário pode ser uma grande ajuda.
Cuide Bem de Você!
Para aqueles indivíduos que querem melhorar, fortalecer e manter sua saúde emocional e mental, a primeira coisa que eles podem fazer é cuidar bem de seus atos; é muito essencial prestar atenção aos seus pensamentos, sentimentos e necessidades.
Não deixe que as emoções negativas e acúmulo de estresse em seu sistema uma vez que pode prejudicar a sua saúde em geral. Você tem que equilibrar as coisas que você gosta de fazer e suas atividades e responsabilidades diárias. Se você cuidar bem de si mesmo, você pode ter certeza que você estará cem por cento preparado e pronto para lidar com provas e desafios que possam surgir em sua vida.
Cuidar bem de si mesmo geralmente inclui a realização das atividades que liberem endorfinas dentro de seu corpo. Segundo os pesquisadores, as endorfinas são naturalmente liberadas dentro de seu corpo quando você faz o seguinte:
• Impactar positivamente outros - é um fato que você, sendo valorizado por todas as coisas que você faz e ser útil para outras pessoas, pode facilmente construir autoconfiança e auto-estima. Se você realmente quer construir bem-estar, fazer certas coisas que podem ter grande impacto a outras pessoas é uma ação bem significativa.
• Pratique a importância da disciplina - é verdade que o auto controle pode levar a um sentimento de esperança e, ao mesmo tempo que pode ajudar muito você a superar facilmente seus pensamentos negativos, desamparo e desespero. Ao praticar a disciplina, você pode ter certeza que pode facilmente tornar-se emocionalmente e mentalmente saudável.
• Aprecie a beleza maravilhosa da arte e da natureza - existem alguns estudos que mostram que simplesmente andando em seu jardim, você pode reduzir o estresse e diminuir o nível de sua pressão arterial. Além disso, sentado em uma praia, vendo boa arquitetura, fazer caminhadas e passear pelas galerias de arte e parques também pode baixar a pressão arterial e reduzir o grau de estresse.
• Gerir o seu nível de estresse - segundo diversas pesquisas, o estresse tem um forte impacto sobre a saúde emocional e mental das pessoas. Esta é uma das razões pelas quais você precisa aprender a gerenciar lidar com o estresse. É certo que nem todos os fatores de estresse podem ser facilmente prevenidos; porém, estratégias para gerenciamento de estresse vai ajudá-lo muito para trazer as coisas em equilíbrio.
Bem, ficamos por aqui. Este assunto é bastante extenso e, certamente, voltaremos a ele em outra oportunidade. Comece e preste atenção à sua saúde mental e ao grau de bem-estar que desfruta na sua vida. Os benefícios são relevantes.
E, muitíssimo importante, o fato de tornar-se consciente, jamais exclui os cuidados profissionais de saúde.
Comments