Estresse é a taxa de desgaste do corpo. Tudo o que for cansativo ou esforçado é estressante. Mas a tensão, uma das causas do stress é necessária à vida.
Imagine um mundo selvagem, onde tudo pode ser hostil ao ser humano; nesta época a tensão o fazia reagir a qualquer ataque dos animais ferozes, tornando possível a sobrevivência da espécie humana. O sentido de alerta era necessário e indispensável para continuar existindo.
Com a civilização, a tensão acabou sendo desviada para outras áreas da vida, o que faz com que o stress, o excesso de tensões acumuladas, seja apontado como a doença da modernidade.
A tensão faz com que as pessoas se movam; é produção, é progresso. Mas, quando em acúmulo, não tendo como ser descarregada adequadamente, acaba somatizando no corpo físico, na forma de dores de cabeça, fadiga, irritabilidade, indigestão, dores nas costas, insônia e rigidez muscular.
Uma das formas de amenizar o stress é procurar descobrir a causa da tensão excessiva e eliminá-la da sua rotina. Do contrário, o que se estará fazendo é apenas um paliativo, que no médio prazo pode se revelar pouco eficaz, pois o corpo e a mente já estarão acostumados aos seus efeitos.
Segundo Edward Bach, famoso médico britânico que criou os remédios de essências florais:
“A cura final e completa vem de dentro, da própria Alma que, por sua benevolência, irradia harmonia através da personalidade, quando recebe a permissão de fazê-lo. Não existe cura autêntica, a menos que exista uma mudança de perspectiva, uma serenidade mental e uma felicidade intensa”.
Por tabela, a maioria dos profissionais e executivos de hoje em dia, declaram sofrer por conta da quantidade excessiva de compromissos e as várias pressões, dentro e fora do trabalho. Há saída para isso? Sim, certamente. Siga-me!
Comece praticando a Terapia da Tranquilidade
1. Coloque-se no comando consciente da sua vida – dirija os fatos, em vez de se deixar levar por eles;
2. Considere as fontes de tensão; o excesso de tensão é a principal causa de dores em geral, no corpo, na cabeça e baixa da imunidade;
3. Descarregue os seus problemas – escreva-os num papel e queime; grite num local isolado, chore, converse com alguém de confiança, enfim, desabafe. Reter as tensões é acumular problemas futuros, principalmente no corpo;
4. Relaxe sempre que puder, pois assim libera a circulação natural de energia pelo corpo, acalma a mente e simplifica as emoções.
Mais um ponto que sempre deve ser levantado quando se fala em stress é relativo ao equilíbrio do centro emocional pois, quando pensamos, agimos e sentimos algo, criamos ao nosso redor uma atmosfera que é fiel ao nosso estado interior.
Curioso não é? Sim. Veja como as pessoas que estão sempre de bem com a vida, atraem situações e positivas e encaram tudo de bom humor; por outro lado, aqueles que são rancorosos, pesados, ficam sempre envolvidos em situações e pessoas afins.
As emoções positivas, sintonizadas a pensamentos da mesma frequência geram um ambiente positivo e atraem pessoas e situações afinadas; se a atmosfera gerada por pensamentos e emoções for destrutiva, certamente atrairá as mesmas consequências.
Não se trata de mágica, leis místicas ou algo assim; é a questão do Foco, ou seja, quando mantemos nossos pensamentos e sentimentos voltados a algo, isso tende a se tornar dominante em nossas vidas.
Entretanto, quando o pensamento quer algo e a emoção deseja outra coisa (vibrando de maneira diferente), o que acontece é uma dissonância que acaba por gerar confusão e ansiedade. Você já deve ter vivido isso, pois é mais comum do que parece e as pessoas vivem buscando fontes de satisfação imediata, em vez de procurar ser plenamente realizadas de outras formas.
Como Desbloquear Emoções
São tantas as fontes de estímulos que praticamente vivemos mudando de um pensamento para o outro, sem que tenhamos controle sobre isso. Pensamentos desordenados conduzem a uma confusão que tem reflexos físicos e emocionais como estafa, ansiedade, dores lombares, úlceras e tantos outros males da vida moderna.
“Nosso centro emocional precisa de muito pouco para estar equilibrado: dê a si mesmo(a) coisas que gerem prazer”
Simples e fácil não é? Mas nem sempre foi assim e até hoje é difícil para algumas pessoas se entregarem a alguma atividade prazerosa sem que tenha o sentimento de culpa. O grande milagre que vivemos todos os dias é... simplesmente estarmos vivos.
Quer coisa mais prazerosa que esta ? Assim, o PRAZER é a chave que detona os processos de harmonia da esfera emocional e você pode começar praticando através de ações diferentes da sua rotina, mas que sejam satisfatórias e aqueçam seu coração.
Exercício
Anote durante uma semana os momentos nos quais você se sentiu muito tenso(a), pressionado(a). Escreva com riqueza de detalhes a situação. Nada anote na semana seguinte.
Na terceira semana, faça uma revisão das suas anotações e verifique a situação sob todos os ângulos. Talvez você encontre novos meios de resolver os problemas, ou não acumular tanta ansiedade e tensão sobre si. Experimente.
Se quer deixar de estar confuso, problemático, doente, ansioso, imita os antigos:
“Unifica teu corpo, tua mente e teu espírito em tudo o que faças.
Escolhe alimentos, vestimenta e teto de acordo com a natureza.
Confia em teu próprio corpo para transladar-te.
Deixa que teu trabalho e teu ócio sejam a mesma coisa.
Exercita o que desenvolve todo o teu ser, e não apenas o teu corpo.
Escute música que conecte as três esferas do teu ser.
Escolha governantes por sua virtude, não por sua riqueza ou poder.
Serve aos demais, e desenvolve-te ao mesmo tempo.
Entende que o verdadeiro conhecimento procede de enfrentar e resolver os problemas da vida em harmonia contigo mesmo e com os demais.
Se segues estes simples e velhos procedimentos, estarás continuamente renovado."
Lao Tsé em Hua Hu Ching
Comments