top of page
Foto do escritorMarcelo Möass

A sabedoria oculta da Bíblia


Antes de levar para o lado religioso, quero ressaltar aos prezados leitores que este artigo tem uma análise do livro Bíblia e das observações interessantes sobre o seu conteúdo para o mundo dos negócios e, por tabela, do aperfeiçoamento pessoal.


Embora eu não seja cristão, nem professe uma crença em particular, por pura opção, gosto de ler e entender muitas das crenças e opiniões de parcelas da humanidade. E, se você ler a Bíblia com um olhar atento e sem paixões, perceberá muito valor para a sua vida em todos os sentidos.


Digo isso, porque os textos que a formam são um importante registro do modo de vida, negócios, filosofia, moral, leis e religiosidade de um determinado povo, na região do Oriente Médio, que até hoje rege os comportamentos de muitas pessoas.


Ao aproveitar os assuntos benéficos, evitar incorrer nos mesmos erros e meditar sobre algum tipo de sabedoria dos antigos, você pode, literalmente, extrair ouro destes ensinamentos.



O que é a Bíblia?


Ao contrário do que muitos aproveitadores dizem, com o objetivo de escravizar e controlar pessoas, a Bíblia não é a palavra de Deus, embora tenha o seu devido valor. Ela é um conjunto de textos, reunidos ao longo do tempo, por pessoas que poderiam estar inspiradas pelo Divino, formando um livro considerado sagrado por muitos.


Repito que acredito muito no valor como livro, em todos os aspectos. Mas ao atribuir autoria falsa, nada mais é do que perpetuar uma mentira, a serviço de manipular muitas pessoas por causa do medo - da morte, da doença, do "diabo", do inferno. Isso sempre aconteceu e, surpreendentemente, continua a acontecer.


Os textos que formam a Bíblia são resultado de assuntos variados, principalmente do cotidiano dos moradores daquela região do Oriente Médio. Foram escritos com as mais variadas finalidades, como para ser a "lei" maior do povo, como o Pentateuco de Moisés; um conjunto de cânticos de louvor, como os Salmos de Davi; ou até mesmo uma crônica de costumes e sabedoria, como os Provérbios, de Salomão.


Por esta razão que não se pode atribuir a Deus a feitura do livro, embora muitos dos seus autores pudessem estar sob inspiração divina. Por esta razão, que leio e recomendo a leitura atenta - porém desapaixonada - dos textos e da sabedoria oculta neles. E tenha certeza que você encontrará muita sabedoria, inspiração, ideias e filosofia.



Como posso aproveitar sem ser religioso?


Mesmo sendo religioso, ainda considero interessante ler e aplicar os bons ensinamentos da Bíblia em nosso cotidiano. Livros como os Salmos, podem ser inspiradores, caso você tenha inclinações religiosas. Do contrário, considero o livro dos Provérbios, atribuído a Salomão, como um dos mais interessantes.


Se você não sabe, Salomão foi coroado rei de Israel com muito pouca idade. Consta que, em vez de pedir riquezas e honrarias, pediu a Deus apenas sabedoria para governar o seu povo. Como sou um ferrenho defensor da Educação, creio que isso demonstra o quanto a instrução, educação e conhecimento, são, e foram, indispensáveis em qualquer época.


Conta-se que Salomão reuniu parte da sua sabedoria nos Provérbios e contaria neles, grande parte dos seus segredos para ser tão rico e influente. Muitos dizem que ele foi um homem com fortuna incalculável e sabedoria divina. Quem sabe possamos pegar um pouco deste conhecimento e dinamizar um pouco mais nossa própria vida?


Além destes dois textos, creio que ler os primeiros livros, do Antigo Testamento, nos mostram um mosaico interessante sobre o modo de vida daqueles tempos e, também, a selvageria em algumas passagens, tais como apedrejamentos, assassinatos e os mais diversos crimes, aos olhos de hoje. Que possamos superar tudo isso.



De que forma posso desenvolver mais ainda?


Leia com atenção e absorva com sabedoria os ensinamentos. Mesmo se você for religioso e tenha a Bíblia como livro sagrado, entenda que, infelizmente, muitos a usam como forma de controlar os outros.


Por isso, peça somente sabedoria, para dar um rumo inteligente à sua vida, sem permitir que charlatões e vigaristas usem de mentiras para direcionar suas decisões. Repito que a Bíblia é um livro muito importante na história da humanidade, mas deve ser usado com inteligência e sabedoria.


O medo de Deus, dos castigos, do inferno, do "inimigo", etc.. tudo isso foram maneiras de amedrontar as pessoas e poder manipulá-las a bel-prazer. Por isso, o maior ensinamento que a Bíblia oferece é aquele que o Mestre Jesus nos deixou de forma singela, porém poderosa:



"Conheceis a verdade e ela vos libertará." Simples assim.



E, desta forma, verdade, sabedoria e educação, compõem a sabedoria oculta e muito poderosa da Bíblia. Para você, para a sua carreira, para as pessoas que você ama.


E lembre-se: não permita que os vigaristas controlem a sua vida. Os "vendilhões do templo" continuam por aí, mais vivos do que nunca. Cuidado e...



... Sucesso!



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page